Serviços Sociais

Creche

A Creche destina-se a crianças entre os quatro e os trinta e seis meses de idade e desenvolve-se em duas componentes:

A componente de apoio sócio-familiar, na promoção do acolhimento, guarda, protecção e segurança e dos cuidados básicos, num clima de segurança física e afectiva. É a vertente da retaguarda à família, durante o tempo de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços como a alimentação, a higiene, a saúde e o sono.

A componente educativo-pedagógica que promove:

a) O desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos, respeitando a sua individualidade e a pluralidade de culturas, fomentando a igualdade de oportunidades.

b) Colaboração e partilha de responsabilidades com a família no processo educativo.

d) A estimulação do desenvolvimento global da criança, nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação e adequabilidade de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturais e organizadas.

Pré-escolar

O Pré-escolar destina-se a crianças entre 3 e os 5 anos de idade e desenvolve-se em duas componentes:

A componente de apoio sócio-familiar, na promoção do acolhimento, guarda, protecção e segurança e dos cuidados básicos, num clima de segurança física e afectiva. É a vertente da retaguarda à família, durante o tempo de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços como a alimentação, a higiene, a saúde e o sono.

A componente educativo-pedagógica que promove:

a) O desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua inserção em grupos sociais diversos, respeitando a sua individualidade e a pluralidade de culturas, fomentando a igualdade de oportunidades.

b) Colaboração e partilha de responsabilidades com a família no processo educativo.

d) A estimulação do desenvolvimento global da criança, nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora, através da implementação e adequabilidade de práticas lúdico-pedagógicas intencionais, estruturais e organizadas.